Adesivos

Adesivos decorativos: saiba como mudar os ares de sua casa

Pinterest LinkedIn Tumblr

Revigorar os ambientes de casa é mesmo muito cansativo e caro. Às vezes, até mesmo uma pequena reforma nos tira do sério! 

Mas, o que fazer quando estamos cansados da mesmice na decoração da nossa casa e não queremos gastar, e nem encarar todo o transtorno de uma reforma?

É possível mudar a decoração de sua casa de forma rápida, fácil e sem gastar muito. Quer saber como?

Com adesivos decorativos. 

Com eles, você consegue dar uma cara nova a sua sala, cozinha, quarto, banheiro, enfim, é o recurso mais prático e econômico que vai garantir muito mais personalidade aos seus ambientes.

Neste post vamos mostrar para você o quanto adesivos decorativos podem mudar a cara da sua casa. Acompanhe.

As possibilidades do adesivo decorativo

Os adesivos viraram tendência na área da decoração por serem extremamente versáteis e combinarem com os mais diversos estilos.  Eles têm o poder de mudar o visual de um ambiente, dando vida, movimento e estilo ao espaço.

Os adesivos decorativos eram mais comumente utilizados em estabelecimentos comerciais, mas ganharam espaço quando as pessoas descobriram seu potencial de substituir acabamentos de revestimento, para deixarem suas casas mais estilosas. Até mesmo profissionais como arquitetos, recorrem hoje a este artifício.

Os principais motivos para a crescente busca por esse artigo decorativo são a facilidade de aplicação e o baixo custo comparado a outros revestimentos.

Existe uma diferença entre adesivo de vinil e de papel. Os principais adesivos decorativos são feitos em vinil autoadesivo, o que os tornam simples, rápidos e de fácil aplicação. Precisam ser adesivados em superfície lisa, limpa para que a aderência seja perfeita.

Eles não causam sujeira e podem ser aplicados em qualquer superfície ou móveis como armários, guarda-roupas, aparadores, mesas e até mesmo em portas. 

Essa é uma das vantagens oferecidas pelos adesivos decorativos, como você mesmo pode aplicar em qualquer superfície (madeira, vidro, tecido, piso, parede), é possível testar em objetos menores antes de partir para as paredes.

Além disso, os baixos custos dos adesivos decorativos os tornam super atrativos. 

O preço de um adesivo depende do seu tamanho, pois quanto maior a metragem, mais caro será. Porém, nem mesmo os personalizados custam tão caro quanto uma reforma simples. 

Há uma variedade enorme de cores, estampas e padrões de adesivos pra você deixar a sua casa ainda mais alegre e estilosa, sem muito esforço.

Os adesivos decorativos que imitam azulejos ganharam o coração das pessoas por causa dos motivos coloridos e por serem bem divertidos, dão uma nova cara para cozinhas e banheiros. E, assim como os adesivos que imitam pastilhas, você pode economizar na contratação de pedreiros. Além, disso evita aquela sujeira e bagunça de toda construção.

Você encontra adesivos decorativos prontos em lojas. Mas se preferir, você pode personalizar o seu adesivo, basta mandar imprimir a estampa que quiser.

Adesivos decorativos de parede

Adesivos decorativos em paredes é uma maneira inovadora de decorar e renovar a sua casa sem gastar tanto. 

Eles podem ser aplicados em paredes de qualquer ambiente, basta escolher o tamanho ideal (é recomendável ter em mão as medidas da parede), o estilo que mais lhe agrada e escolher um adesivo que encaixe na sua decoração. 

É bom ressaltar que as paredes a serem adesivadas precisam estar com a tintura em dia, que seja lisa e limpa para uma aplicação perfeita. 

É aconselhável que seja aplicado na parede mais visível do ambiente, para que tenha destaque e exprima a sua personalidade.

Identificar o estilo do cômodo é muito importante para que você defina um adesivo que se encaixe. Você pode adesivar uma parede inteira, como optar por adesivos menores e mais discretos. Tudo depende do seu estilo e do ambiente a ser decorado.

Adesivos decorativos em objetos

Se você está cansado do visual de seus móveis, os adesivos decorativos são uma excelente maneira de dar uma roupagem nova a eles. 

É possível adesivar, por exemplo, portas de armários, guarda-roupas, cômodas, geladeiras, mesas, abajures, enfim, os objetos da sala, quarto, cozinha, ou de todos os cômodos da casa podem ganhar casa nova.

Afinal, reformar móveis é muito mais barato do que comprar novos. Além disso, o seu móvel adesivado será exclusivo.

Alguns cuidados com adesivos decorativos

Seguindo todas as instruções da embalagem você mesmo consegue manusear os adesivos e garantir uma nova cara aos seus ambientes decorando paredes e objetos, em pouco tempo.

Algumas orientações são importantes, principalmente, se você mesmo for aplicar os adesivos:

  • A superfície deve estar totalmente limpa, sem rachaduras, sujeiras ou desníveis;
  • Na hora de aplicar, trace uma linha marcando o início ou o fim do adesivo, de acordo com o desenho;
  • Use um pano úmido para auxiliar na aplicação e evitar bolhas;
  • Caso crie bolhas, fure-as com uma agulha e passe o pano úmido por cima;
  • A cor deve combinar com o restante do ambiente;
  • Se o adesivo for branco, deve contrastar com a cor da superfície.

Após aplicado, para realizar a limpeza do adesivo, seja em parede ou objeto, basta passar um pano úmido para retirar a poeira, não utilize materiais abrasivos, pois podem retirar a cor e o brilho.

Importante verificar no momento da compra se o adesivo decorativo escolhido por você é resistente à umidade. Se ele não for, ele não poderá ser aplicado em ambientes externos ou no banheiro, por exemplo. 

Na hora de realizar a compra dos seus adesivos decorativos, verifique se eles são removíveis. Normalmente são, mas caso não sejam, eles provavelmente deixarão marcas ou podem estragar a superfície, caso você enjoe e queira removê-los. Uma boa dica para adesivos decorativos de parede é aplicá-los em paredes pintadas com tinta lavável.

Mas, se o produto for removível e a superfície adesivada estiver bem preparada antes da aplicação, ao remover, ela sem dúvida estará intacta.

Para remoção do adesivo decorativo, é recomendável o auxílio de um secador e tirar devagar o adesivo. Pode acontecer de ficar alguns resquícios de cola que podem ser limpados com um pano úmido.

Pense bem antes de escolher adesivos decorativos, pois eles costumam ter uma boa durabilidade. Mas por serem muito marcantes, pode ser que você enjoe. Se isso acontecer, remova e cole outro no lugar! 

Quer saber sobre esse e outros assuntos? Assine nosso newsletter!

Author

Write A Comment