Adesivos

Aprenda qual a diferença entre adesivo de papel e vinil

Pinterest LinkedIn Tumblr

Quando o assunto é confecção de brindes personalizados e lembrancinhas, dois materiais são bastante populares, adesivo de papel e vinil. Muita gente acha que eles são a mesma coisa, mas, eles possuem características bem distintas. 

E nesse post vamos explicar mais à fundo as diferenças de cada um e mostrar qual escolher!

Qual a diferença de adesivo de papel e vinil?

Antes de indicar qual a melhor alternativa, é necessário mostrarmos as principais diferenças entre adesivo de papel e vinil. Confira abaixo. 

Adesivo de papel 

É considerada a opção mais popular e acessível atualmente. Geralmente, pode ser encontrado nas opções brilhante e fosco. 

A opção brilhante geralmente é utilizada para a produção de itens, como, capas de livros, rótulos, e lembrancinhas. Isso porque possui um excelente visual final. 

Além disso, um dos principais diferenciais da versão brilhante é que ela tem mais resistência a água. Contudo, é necessário ressaltar que esse tipo de material não é 100% resistente a água.

Logo, se ele for aplicado em embalagens que terão contato com umidade ou que até mesmo serão lavadas, não manterá a aparência. O contato direto com a água poderá manchar o papel e até mesmo deixar o item “enrugado”.

Por conta disso, o adesivo de papel é mais indicado para aplicações internas, como foto produtos e outros acessórios do gênero. 

Vinil Adesivo

O vinil adesivo é mais versátil, tendo uma grande gama de opções. Por conta disso acaba sendo um pouco mais caro, mas o investimento vale super à pena.

O vinil adesivo é feito de um tipo específico de filme  plástico (policloreto de vinila ou PVC)  que, além de ser flexível, também é bem resistente contra umidade e água. 

Outro grande diferencial é que ele pode ser encontrado em uma grande variedade de texturas e cores, o que diversifica e muito a sua forma de utilização. Mais um detalhe importante é que eles podem ou não ser impressos em impressoras de grande formato, também conhecidas como plotters. 

Uma coisa importante sobre Vinis Adesivos que são impressos digitalmente é que eles são impressos com tinta solvente. Ou seja, não dá para você imprimir com tinta e impressoras comuns ou domésticas. 

Isso porque, como o plástico do vinil é mais resistente, a tinta convencional não penetra. Logo, se você passar um pano umedecido ele irá remover completamente a sua impressão. Já com a tinta solvente é quase como se você fizesse uma “tatuagem” no plástico.  Assim você tem um lindo adesivo para decoração, com alta resistência e durabilidade. 

Qual escolher, adesivo de papel e vinil?

O adesivo de papel e vinil são duas opções excelentes para quem deseja fazer lembrancinhas, brindes e outros materiais gráficos. No entanto, cada um é indicado para determinadas situações. 

No caso do adesivo de papel, por exemplo, ele é indicado para aplicações internas ou para a confecção de itens que não terão muito contato com umidade e água, tais como: convites de aniversário, foto produtos, adesivos para caderno, etiquetas internas de produto. 

Por sua vez, o vinil é uma excelente alternativa para aplicações externas e que tenham maior contato com água, como, por exemplo: adesivos para carro, copos personalizados, embalagens de produtos.  

Gostou de aprender sobre a diferença do adesivo de papel e vinil? Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir outros posts da Guajajaras.

Autor

Deixe seu comentário