Decoração

Dicas para decorar a sua sala de estar

Pinterest LinkedIn Tumblr

A sala de estar é um dos cômodos mais usados e visitados de qualquer casa. E, por isso, planejar a decoração desse espaço é tão importante, principalmente, se for um ambiente pequeno.

Por ser o ambiente de maior convivência, exige uma grande atenção em sua composição. É preciso pensar cuidadosamente em como decorar esse cômodo para torná-lo mais agradável tanto para você e sua família quanto para as suas visitas. 

Por isso, preparamos para você algumas dicas preciosas para decorar a sua sala de estar com estilo e perfeição. Acompanhe.

Menos é mais

Seja simples. Principalmente se o seu ambiente for pequeno.  Quanto menos carregado de informações, mais aconchegante e funcional será o seu espaço.

Cores

Busque por paletas de cores para guiar a decoração e criar um visual harmônico.

Paredes brancas ou em tons claros são as opções  com menor chance de erros.

Se optar por paredes coloridas, aplique o tom mais forte em apenas uma parede do cômodo para se destacar entre as demais paredes e manter a suavidade do ambiente.

Móveis para sala de estar

Para garantir uma decoração melhor para a sua sala de estar é preciso observar o tamanho do seu ambiente. As cores, os objetos, os móveis, tudo será adequado de acordo com o tamanho do espaço.

Ter noção de proporção de sua sala permitirá que você determine a quantidade de móveis necessários e a disposição deles. 

A sua sala não deve ficar nem muito cheia e nem muito vazia. Assim, se ela for pequena aposte em móveis pequenos, mas se for grande, o ideal é usar móveis grandes. Você também, pode optar por vários móveis pequenos que possam ser agrupados para formarem um grande.

A escolha do sofá

O sofá é definitivamente o item principal de qualquer sala de estar. Por isso, é extremamente importante escolher a peça certa. 

Ele deve ser confortável, ter proporções compatíveis ao seu ambiente e harmônico. 

O sofá também determina as cores do tapete. 

Vale decorá-lo com mantas, pois elas complementam o visual.

Objetos de decoração para a sala de estar

Após a escolha dos móveis e cores, você deve definir os objetos que irão compor a sua decoração.

Alguns dos objetos mais comuns para a sala de estar são os quadros decorativos, espelho e as almofadas. Veja as orientações sobre cada um destes itens: 

  • Quadros dão vivacidade ao ambiente e exprimem a sua personalidade. Seguem uma regra básica para serem colocados: exigem alinhamento de estética para não perecerem perdidos na parede; 
  • Espelhos são modernos e dão sofisticação ao ambiente. Principalmente, em espaços pequenos, eles servem para ampliar, refletir a luz e valorizar um objeto. Mas, não abuse na quantidade para não surtir efeitos inesperados; 
  • Almofadas fazem toda a diferença no cômodo e dão ainda mais personalidade. É preciso combiná-las e, para isso, determine uma paleta de cores. Você pode combinar estampas, desde que tenham uma cor em comum.

Outros objetos como velas, porta-retratos, puffs, cortinas e vasos de flores, também ajudam a criar ambiente mais suave, confortável, bonito e cheio de personalidade.

Gostou destas dicas? Assine nossa newsletter, onde você vai se manter informado sobre muito mais dicas para uma casa bonita, aconchegante e atual.

Author

Write A Comment