Decoração

Dicas de como decorar o corredor de sua casa

Pinterest LinkedIn Tumblr

O corredor é um ambiente geralmente esquecido na hora da decoração. 

Porém, é um espaço que carece um pouco de valorização por ser um ambiente de interligação entre os cômodos importantes. Ele pode e deve ir muito mais além do que paredes brancas, falta de iluminação ou piso sem graça.

Pensando nisso, vamos mostrar neste post algumas dicas bem bacanas que vão ajudar você a decorar o corredor de sua casa. Confira.

Dicas essenciais 

O corredor é um ambiente de circulação. Portanto, na hora de decorar é preciso estar atento para não sobrecarregá-lo com itens em excesso e que possam atrapalhar a movimentação no ambiente. Tendo isso em mente, podemos seguir para as dicas:

Medidas

Para ambientes internos, o recomendado que o corredor tenha no mínimo 0,90 cm. Mas, para abrigar armários, aparadores ou prateleiras, é essencial calcular o espaço disponível.

Cores

As cores claras, neutras ou pastel dão maior amplitude e abertura do espaço, por isso, são preferíveis para o corredor. Uma boa ideia para destacar o final do corredor é pintá-lo com um tom mais escuro do que o utilizado na lateral. Cores escuras causam desconforto em espaços muito pequenos, mas podem dar personalidade a corredores largos. Você pode realçar o corredor com uma pintura de cores mais ousadas ou até mesmo utilizar papel de parede ou adesivos decorativos, que podem ser instalados em pouco tempo, e garantem a renovação do visual de maneira bem prática.

Quadros

Monte uma decoração com o uso de quadros que possam conter imagens de toda família, formando assim um grande mosaico decorativo, ou mesmo focar em um destaque nas molduras personalizadas.

Em corredores pequenos invista em quadros decorativos e molduras na parede. Dê preferência para molduras coloridas em contraste com o tom neutro da parede.

Em corredores estreitos o ideal é fixar quadros sem molduras. Assim, terá um efeito mais leve.

Pisos

Tapetes e passadeiras trazem mais aconchego e ainda deixam a sensação de que o corredor é mais longo.

A passadeira longa pode ajudar a atrair o olhar para o final do corredor, fazendo com que ele pareça mais longo.

Tapetes compridos deixam o espaço mais aconchegante.

Espelho

Use espelhos em corredores estreitos. 

Quando colocados na parede do fundo do corredor, eles refletem a imagem e dão sensação de profundidade ou mesmo usados nas laterais como paredes dão amplitude ao espaço. 

Iluminação

A iluminação do corredor é capaz de transformá-lo totalmente. Ela é o toque que pode fazer toda a diferença no seu corredor.  

Ao invés de utilizar apenas um ponto central de iluminação, prefira vários pontos espaçados ao longo de todo o corredor e assim ele não parecerá mais estreito do que é de fato. 

E e quiser deixar ele ainda mais atraente e moderno, invista em um forro de gesso com fitas embutidas com iluminação de LED.

Móveis

O mobiliário ideal para o corredor são as prateleiras, aparadores estreitos e nichos também são bem-vindos.

As prateleiras e os aparadores servem de apoio para quadros e acessórios decorativos, o que deixa o espaço muito mais agradável.

Os nichos são uma ótima opção para amparar objetos sem interferir na circulação. Eles ajudam a otimizar o espaço interno do imóvel.

Jardim vertical ou horizontal

Em corredores nas áreas externas é possível dar mais vida com a montagem de jardins verticais. Eles são fáceis de fazer e ideais para quem tem pouco espaço em seu quintal.

Gostou das nossas dicas? Então, assine nosso newsletter.

Autor

Deixe seu comentário